Fale Conosco Fale Conosco (11) 2888-4444
Compre via whatsapp Compre via whatsapp (11) 97140-1483
Publicado por Madel
Dicas & Tendências, Madel 15/03/2022
Dicas de como Usar Madeira na Decoração que Todo Arquiteto Deve Saber

4 Dicas de Como Usar Madeira na Decoração que Todo Arquiteto Deve Saber

Estar por dentro das tendências decorativas é algo que qualquer arquiteto precisa para garantir que as suas indicações para os clientes sejam certeiras. Entender alguns truques de como usar a madeira na decoração é um ponto muito importante, uma vez que esse material nunca sai de moda e é fácil de ornamentar com outros itens.

A madeira é um material atemporal, ou seja, independente das tendências de qualquer tempo, ela estará presente nos revestimentos, mobília, painéis e até em forros para deixar o ambiente mais elegante e com ar natural.

Neste artigo, você verá:

  • dicas de como usar madeira na decoração;
  • sugestão de pisos e itens de madeira da Madel!

Dicas de tipos de decoração com madeira

Se você é arquiteto, provavelmente sabe que a madeira na decoração pode ser combinada com qualquer estilo. Entre eles:

  • decoração rústica e contemporânea – neste estilo, a madeira pode fazer parte dos pisos e armários, junto com outros itens em tons pastéis. Tudo isso para dar elegância e conforto ao cômodo;
  • decoração boho – o boho (que vem do estilo Boêmio) conta com sobreposições e tons de cores mais quentes, como o laranja e marrom. Além disso, é possível usar a madeira rústica no piso para dar um ar mais despojado e sem tantos detalhes como em outras decorações;
  • decoração moderna – na decoração moderna, os pisos de madeira mais clara fazem uma composição confortável com os tons mais neutros e sóbrios da estética.

Para te ajudar a dar algumas ideias fora da caixa para os seus clientes, nós, da Madel, reunimos uma lista de dicas do uso da madeira na decoração. Confira abaixo:

Utilize a madeira maciça para um efeito mais natural

A madeira maciça é um material altamente resistente e também ajuda a manter uma climatização agradável no ambiente – ou seja, não esquenta demais e nem esfria. Esse tipo de material é 100% puro, sem nenhuma fibra sintética. Atualmente, para os móveis, as mais utilizadas são as madeiras de reflorestamento. Algumas delas são:

  • eucalipto;
  • teca;
  • pinos.

O uso desse tipo de madeira na decoração é vantajoso, pois, antes de qualquer manuseio, o material recebe um tratamento especial com composições químicas responsáveis por aumentar ainda mais a sua durabilidade e proteger os móveis e acabamentos madeirados de ataque dos insetos.

Apesar dos móveis e da mobília feitos com a madeira serem mais pesados, eles são mais duráveis do que quando comparado com móveis de qualquer outro tipo de matéria-prima.

Além disso, as janelas de madeira feitas com o material 100% puro em ambientes residenciais trazem sofisticação e um ar diferenciado ao cômodo, principalmente se o seu cliente busca uma conexão com a natureza.

Já as venezianas de madeira são uma solução inteligente para casas e qualquer outro projeto arquitetônico. E isso não se dá apenas pela sua estética, mas também por conta da sua funcionalidade, pois oferece abertura para uma iluminação natural e ventilação constante.

Madeira no uso de painel ripado

Outra forma de ter a madeira na decoração é utilizá-la como revestimento de parede. O painel ripado, por exemplo, é um elemento que deixa os ambientes mais modernos podendo ser colocado em portas, fixo na parede como painel, ou como um divisor de cômodos.

Tudo dependerá da necessidade do seu cliente e da forma como o projeto precisa ser visto por ele. 

Mas tenha atenção, pois esse tipo de painel carrega bastante informação visual por ser ripado. Logo, é preciso ter cuidado com as texturas que estão no ambiente para que não fique carregado com informações demais.

Caso o intuito seja dar um maior destaque ao local, o painel ripado é uma boa opção, principalmente se utilizar o vazado de madeira na decoração. Com ele, é possível ter alguns tipos de uso:

  • painel de madeira vazado – o painel vazado é aquele que possui uma ripa de madeira ao lado da outra com um espaço vazio de até 5cm entre elas. Fica ótimo para fundos de ambiente de home office ou em quartos, para dar um ar mais elegante;
  • painel de madeira coberto – já esse outro tipo consiste também em ripas de madeira enfileiradas uma ao lado da outra, porém, no meio do espaço de até 5cm, temos uma lâmina fina de madeira interligando-as. Esse tipo de material fica interessante quando feito com madeira maciça, para aumentar a sua resistência.

Cabeceira de madeira para aumentar a sensação de conforto

Mais uma forma de utilizar a madeira na decoração, desta vez no quarto de casal, é na cabeceira. 

A vantagem é que a madeira, por conta de seus tons terrosos, traz muito mais a sensação de conforto e aconchego para qualquer tipo de ambiente. No quarto, como o intuito é relaxar, se torna a combinação perfeita.

Além disso, a sua manutenção é fácil, já que o espaço em que a cabeceira é posta geralmente não possui tanta facilidade de manchar e, apenas com uma limpeza rotineira, a sua estética permanece a mesma.

A madeira nesse uso permite uma mescla de outros objetos decorativos – sejam eles modernos ou contemporâneos –, já que ela costuma ser um item mais neutro no ambiente. 

Para se inspirar, procure ideias de cabeceiras em outros projetos, sejam elas de madeira ripada, lisa ou até mesmo de painéis modulares. 

Quanto às medidas, é importante se atentar, pois, para que o ambiente fique com uma estética bacana, o painel precisa passar de 10 a 12cm do colchão (de cada lado), fazendo com que o jogo de cama que será usado tenha um espaço de respiro.

Na altura, você pode indicar uma metragem de 60 a 70 cm, mas isso também pode variar de acordo com os gostos do seu cliente.

Piso de madeira para maior elegância

O piso de madeira tem um ar mais moderno e elegante, garantindo que suas combinações não sejam sem graça, uma vez que os tons e coloração são diversos. Entre os revestimentos de piso Madel que nós indicamos para dar um ar sofisticado e belo à sua decoração com madeira, nós temos:

  • Piso Pronto Cumaru de Madeira Maciça – ela é conhecida por ser uma madeira maciça, dura e forte. Dessa forma, o piso pronto feito da árvore Cumaru possui resistência aos fungos e cupins, possibilitando seu uso em diversos ambientes. Para combinar com uma decoração retrô/vintage, ele é a escolha perfeita por conta da sua tonalidade mais escura — o que ajuda a contrastar com as paredes e outros itens mais neutros e pastéis;
  • Piso Pronto Inovare Tauari Liso Wework – para decorações modernas, o piso feito com a parte nobre da árvore vem com tonalidades mais claras e beleza única para o ambiente. É um material que possui a superfície lustrada de forma natural, e, além disso, é uma madeira que permite facilidade de corte, ideal para quem busca custo-benefício.

A Madel é uma empresa tradicional com o principal propósito de oferecer itens ecológicos e com responsabilidade social, desde portas até pisos de madeira maciça, tanto para arquitetos quanto pessoas que optam por um ótimo custo-benefício.

A madeira é um material que permite seu uso, independentemente do estilo do seu cliente. Você combina com pisos mais clássicos, porcelanato e até mesmo colocá-la em ambientes com sutileza para dar um toque mais natural ao cômodo.

Os itens de madeira da Madel são desenvolvidos com o melhor material do mercado, tendo uma variedade de tons e tipos de matéria-prima, para ambientes internos, externos e até mesmo áreas molhadas. Conheça o catálogo de pisos e itens oferecidos pela Madel para indicar ao seu cliente o tipo que vai transformar a decoração da sua casa!

Mais lidas

Ver mais
Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra
Inspire-se & Decore 17/05/2023

Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra

Entenda como renovar piso de madeira com algumas sugestões práticas e precisas. Leia o artigo!

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos
Pisos 13/02/2024

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos

A paginação de piso é uma etapa de muita importância em projetos de design e decoração. Veja insight e boas práticas que ajudam a garantir a excelência do planejamento à instalação do revestimento.

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel
Por dentro da Madel 05/02/2024

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel

Evite dores de cabeça e garanta o melhor resultado para sua obra de construção ou reforma. Entenda por que comprar piso na Madel é a melhor escolha para o projeto da sua casa.

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado
Inspire-se & Decore 15/12/2023

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado

Transforme seu espaço com elegância e sofisticação por meio dos versáteis painéis de madeira decorativos.

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa
Inspire-se & Decore 30/10/2023

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa

Existem diferentes tipos de painel de madeira e eles são uma ótima solução para dar mais estilo e personalidade à arquitetura e à decoração dos ambientes. Veja como usá-los na sua casa.

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa
Sem categoria 21/09/2023

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa

Integrar melhor a natureza às construções é uma tendência de arquitetura e decoração que tem impacto direto na saúde e no bem-estar. Entenda o que é o design biofílico e confira dicas para adotá-lo na sua casa.

Porta De Correr De Madeira Para Quarto: Conheça As Opções Da Madel
Dicas & Tendências 26/07/2023

Porta De Correr De Madeira Para Quarto: Conheça As Opções Da Madel

Porta de correr de madeira para quarto lisa, semi-panorâmica ou em vidro fumê são algumas das opções da Madel. Leia o artigo e conheça outras!

Isolamento Acústico Janela De Madeira: Como Melhorar O Conforto Em Sua Casa?
Janelas 21/07/2023

Isolamento Acústico Janela De Madeira: Como Melhorar O Conforto Em Sua Casa?

Melhora na qualidade do sono e conforto térmico são duas das vantagens que o isolamento acústico em janela de madeira traz para sua casa. Veja mais no artigo!

Por Que Optar Por Pisos De Madeira Certificada?
Dicas & Tendências 19/07/2023

Por Que Optar Por Pisos De Madeira Certificada?

Optar por pisos de madeira certificada é uma estratégia inteligente para quem busca atemporalidade no visual da casa e valorização no imóvel. Veja mais!

Conheça Os Benefícios Estéticos E Funcionais Do Forro De Madeira Para Teto
Sem categoria 14/07/2023

Conheça Os Benefícios Estéticos E Funcionais Do Forro De Madeira Para Teto

O forro de madeira para teto traz uma estética natural e sofisticada ao cômodo em que é instalado. Veja outros benefícios de utilizar esse revestimento no artigo!

Qual A Diferença Entre Piso Pronto E Piso Laminado De Madeira?
Dicas & Tendências 12/07/2023

Qual A Diferença Entre Piso Pronto E Piso Laminado De Madeira?

Que tal conhecer a diferença entre piso ponto e piso laminado de madeira? Acompanhe o artigo e entenda porque a opção maciça é sempre a mais indicada!

Saiba Quais São Os Principais Modelos De Portas De Madeira
Dicas & Tendências 07/07/2023

Saiba Quais São Os Principais Modelos De Portas De Madeira

Saiba escolher a porta mais adequada para o seu ambiente. Confira agora alguns modelos de porta de madeira!

O Que Você Precisa Saber Antes De Comprar Assoalho De Madeira?
Dicas & Tendências 05/07/2023

O Que Você Precisa Saber Antes De Comprar Assoalho De Madeira?

Neste artigo você irá entender mais sobre os tipos de assoalho de madeira, instalação e conservação. Acompanhe!

@ 2024 Madel CNPJ: 57.314.288/0001-96 - Todos os Direitos Reservados - Imagens meramente ilustrativas Mapa do site
Criação e Desenvolvimento

Utilizamos cokies para ajudar a melhorar nossos serviços, fazer ofertas pessoais e aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade