Fale Conosco Fale Conosco (11) 2888-4444
Compre via whatsapp Compre via whatsapp (11) 2888-4444
Publicado por Madel
Sem categoria 21/09/2023
O que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa

Reconectar-se com a natureza, melhorar a qualidade de vida e fazer escolhas mais sustentáveis são buscas cada vez mais comuns. A popularização do uso do design biofílico em espaços corporativos e residenciais é reflexo disso. 

Se você tem curiosidade sobre esse tema e gosta da ideia de integrar elementos mais naturais à arquitetura e à decoração da sua casa, continue a leitura do artigo para descobrir: 

  • o que é o design biofílico;
  • como o design biofílico beneficia a saúde e o bem-estar;
  • como aplicar o design biofílico na arquitetura e na decoração da sua casa.

O que é o design biofílico?

O design biofílico é um estilo de decoração e arquitetura que tem como principal característica integrar elementos da natureza a áreas construídas. Sendo assim, espaços que seguem esse conceito são marcados pelo uso de:

  • muitas plantas;
  • artigos feitos de materiais orgânicos, como fibras naturais e madeira;
  • cores presentes na natureza, como os tons terrosos, o verde e o azul;
  • muita luz natural. 

Ambientes nos quais os conceitos da biofilia são aplicados na construção e na decoração estimulam o contato com a natureza, ajudando na reconexão do Homem com o meio ambiente. E isso tem impacto na qualidade de vida e na saúde de quem mora, trabalha ou frequenta esses espaços. 

Como o design biofílico beneficia a saúde e o bem-estar?

Adotar o design biofílico em projetos de arquitetura e decoração traz diversos benefícios. Aqui, listamos três vantagens que podem ser desfrutadas ao integrar melhor a natureza a imóveis residenciais:

Melhora do humor dos moradores

O uso de luz natural e de plantas na decoração ajuda a criar ambientes mais agradáveis, o que aumenta a sensação de aconchego e leva à melhora do humor de quem vive na casa ou frequenta o espaço.

Auxílio na redução do estresse

O contato mais próximo com a natureza ocasionado pelo design biofílico ajuda a diminuir o estresse. Isso ocorre porque essa proximidade auxilia na produção de endorfina, o “hormônio do bem-estar”. 

Ficar mais próximo à natureza ainda pode resultar na redução sadia da pressão arterial, o que também colabora para o controle do estresse.

Melhora nos níveis de saúde geral de quem vive no espaço

A luz natural, as plantas e os outros elementos orgânicos usados em ambientes que seguem o conceito biofílico, além de promover redução da pressão arterial, têm outros impactos positivos na saúde geral das pessoas. Entre eles está a melhora do sistema imunológico e o fortalecimento dos músculos.

Assim, quem mora em um imóvel com esse estilo de decoração tende a ter uma condição mais saudável e melhor qualidade de vida.

Como aplicar o design biofílico na sua casa? 5 dicas

Agora que você conhece mais sobre o conceito de biofilia e sabe como ele beneficia moradores e frequentadores dos ambientes, confira dicas para aplicar esse conceito aí, na sua casa: 

1. Aproveite ao máximo a luz natural

Como já foi pontuado neste texto, o uso da iluminação natural é elemento-chave para a arquitetura e a decoração biofílicas. Para aproveitá-la bem na sua casa, prefira portas de correr e janelas amplas, que facilitam a entrada da luz solar.

2. Inclua muitas plantas na decoração

Design biofílico: inclua muitas plantas na decoração

O uso de plantas é outra característica marcante do design biofílico. Para integrá-las ao projeto da sua casa, além de abusar dos vasos com suas espécies ornamentais preferidas em estado natural, considere adotar as plantas e jardins preservados: folhagens e flores naturais que passam por processo químico que aumentam sua durabilidade e eliminam a necessidade de cuidados de manutenção como a rega e a poda. 

Vale, ainda, apostar em ideias criativas, como as hortas e jardins verticais em espaços como varandas e cozinhas. 

3. Aposte em paredes e telhados vivos 

Os telhados e as paredes vivas, caracterizados por serem cobertos por vegetação diversa, formando uma espécie de jardim na parede ou na cobertura de casas e prédios, são uma ótima maneira de trazer mais verde para sua construção. 

Além disso, são uma solução sustentável, que ajuda na regulação térmica do imóvel, impedindo que os ambientes fiquem muito frios ou quentes sem demandar o uso de equipamentos como aquecedores ou ar-condicionado. 

4. Dê preferência a materiais orgânicos e naturais

Design biofílico: use materiais orgânicos e naturais

Nem só de plantas vive o design biofílico e, para ter ambientes realmente alinhados a esse conceito, é importante que ele guie também a escolha de outros elementos. 

Usar tecidos de fibra natural, como o algodão, o linho e a seda, instalar piso, portas e painéis de madeira, e optar por artigos de decoração produzidos com materiais orgânicos, como pedra e argila, estão entre as alternativas para criar espaços com um estilo natural no design de interior

5. Busque soluções sustentáveis 

Soluções sustentáveis de construção e decoração têm tudo a ver com o design biofílico, por isso, se você quer seguir esse conceito, vale incorporá-las ao projeto da sua casa. 

Além do aproveitamento da luz natural e das paredes e dos telhados vivos, sobre os quais já falamos neste conteúdo, considere também:

  • fazer captação de água da chuva;
  • usar artigos fabricados com madeira certificada;
  • incorporar à construção áreas verdes existentes ao redor;
  • resgatar espécies raras de plantas para usar na decoração.

Gostou de saber mais sobre o design biofílico e quer começar a aplicá-lo no projeto de construção ou reforma da sua casa? Então, leia nosso artigo com as razões para optar pelo piso de madeira certificada e faça as melhores escolhas para o seu imóvel.

Mais lidas

Ver mais
Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra
Inspire-se & Decore 17/05/2023

Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra

Entenda como renovar piso de madeira com algumas sugestões práticas e precisas. Leia o artigo!

Escolhendo A Porta Para Cozinha Com Funcionalidade E Estilo
Portas 14/06/2024

Escolhendo A Porta Para Cozinha Com Funcionalidade E Estilo

Escolher a porta para cozinha é uma oportunidade de expressar sua personalidade no ambiente considerado o coração de uma casa. Saiba mais sobre o assunto!

O Que é Painel Ripado e Por Que Está em Alta?
Dicas & Tendências 03/06/2024

O Que é Painel Ripado e Por Que Está em Alta?

Leia o artigo para saber o que é painel ripado e entender o que faz com que ele seja uma tendência no mundo da decoração.

Inundações no Sul: a força da compaixão em ação
Madel 13/05/2024

Inundações no Sul: a força da compaixão em ação

Em meio ao caos das águas revoltas, a esperança brota em corações solidários. A dor das enchentes é… Continuar lendo Inundações no Sul: a força da compaixão em ação

Piso Para Cozinha e Sala Integradas — Como Acertar na Escolha?
Inspire-se & Decore 03/05/2024

Piso Para Cozinha e Sala Integradas — Como Acertar na Escolha?

Ao escolher um piso para cozinha e sala integradas, vários fatores devem ser levados em conta para garantir uma transição suave entre os ambientes. Saiba mais sobre o tema no artigo.

Como Escolher o Painel Ripado Ideal para Cada Ambiente
Inspire-se & Decore 03/04/2024

Como Escolher o Painel Ripado Ideal para Cada Ambiente

Leia o artigo para saber como escolher o painel ripado e saber mais sobre essa tendência que está em alta na decoração de interiores.

Guia Inicial para Reformas — Por Onde Começar e Como Planejar
Dicas & Tendências 25/03/2024

Guia Inicial para Reformas — Por Onde Começar e Como Planejar

Decidir fazer reformas em casa é sempre um passo importante. Para evitar dores de cabeça e gastos acima do desejado, é essencial fazer um planejamento detalhado. Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas.

Reforma de Apartamento — Como Otimizar spaços  
Dicas & Tendências 08/03/2024

Reforma de Apartamento — Como Otimizar spaços  

Se você quer aproveitar cada centímetro do seu imóvel e criar ambientes mais práticos e agradáveis esteticamente, fazer a reforma do apartamento pode ser a melhor escolha. Veja como evitar dores de cabeça durante o projeto.

Vai Construir ou Reformar? Saiba Como Superar os Desafios Comuns  
Inspire-se & Decore 23/02/2024

Vai Construir ou Reformar? Saiba Como Superar os Desafios Comuns  

Os desafios para quem planeja construir ou reformar sua casa ou apartamento são muitos. Neste post, compartilhamos dicas que ajudam a evitar problemas durante as obras.

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos
Pisos 13/02/2024

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos

A paginação de piso é uma etapa de muita importância em projetos de design e decoração. Veja insight e boas práticas que ajudam a garantir a excelência do planejamento à instalação do revestimento.

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel
Por dentro da Madel 05/02/2024

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel

Evite dores de cabeça e garanta o melhor resultado para sua obra de construção ou reforma. Entenda por que comprar piso na Madel é a melhor escolha para o projeto da sua casa.

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado
Inspire-se & Decore 15/12/2023

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado

Transforme seu espaço com elegância e sofisticação por meio dos versáteis painéis de madeira decorativos.

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa
Inspire-se & Decore 30/10/2023

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa

Existem diferentes tipos de painel de madeira e eles são uma ótima solução para dar mais estilo e personalidade à arquitetura e à decoração dos ambientes. Veja como usá-los na sua casa.

@ 2024 Madel CNPJ: 57.314.288/0001-96 - Todos os Direitos Reservados - Imagens meramente ilustrativas Mapa do site
Criação e Desenvolvimento Agência FG

Utilizamos cokies para ajudar a melhorar nossos serviços, fazer ofertas pessoais e aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade