Fale Conosco Fale Conosco (11) 2888-4444
Compre via whatsapp Compre via whatsapp (11) 97140-1483
Qual a Diferença de Pisos Frios e Quentes? Entenda!
Publicado por Madel
Dicas & Tendências, Pisos 28/10/2021

Qual A Diferença De Pisos Frios E Quentes? Entenda!

A escolha adequada de piso é muito importante não só para a aparência da residência — afinal, não importa o cômodo, ele sempre será parte da decoração —, como também para a funcionalidade do ambiente. Entre pisos frios e quentes existem muitas diferenças e critérios para a escolha.

É uma grande decisão. Para ajudar e garantir que seu projeto seja perfeito, vamos detalhar os seguintes pontos neste artigo:

  • o que são pisos frios e quentes;
  • quando utilizar os diferentes tipos de pisos;
  • quais são os critérios para avaliar a escolha entre pisos frios e quentes;
  • como realizar os cuidados de limpeza e manutenção de cada tipo de piso.

O que são pisos frios e quentes? Veja a diferença

Para começar, precisamos definir o que são pisos frios e quentes. Veja os pontos de diferença entre ambos.

Os primeiros são bons condutores de calor — ou seja, não retêm a temperatura do ambiente —, diferentemente dos pisos quentes que são maus condutores de calor e retêm a temperatura do ambiente:

  • pisos frios causam aquela sensação de frescor ao toque;
  • pisos quentes trazem conforto e intimidade.

Mas vale ressaltar que são usados em lugares distintos e com propósitos diferentes.

Quando utilizar os diferentes tipos de pisos?

Cada tipo tem aplicações mais apropriadas, veja:

Quando utilizar o piso frio?

O piso frio é o favorito do calor. Poucas coisas são mais gostosas do que, num dia abafado, ter um piso geladinho para refrescar os pés. Por ser um material de boa condutividade térmica, o ambiente em que for instalado sempre terá uma aparente diminuição na temperatura.

Nas áreas externas, como em entornos de piscina ou jardins, costuma ser imprescindível o uso do piso frio. Assim, mesmo com a incidência solar ao longo do dia, ainda há conforto térmico.

Entre os exemplares mais famosos, temos as cerâmicas e os porcelanatos, que trazem excelente custo-benefício e praticidade na limpeza. Mármores, granitos e pedras naturais são apostas mais sofisticadas de piso frio.

Quando utilizar o piso quente?

Apesar de não ter a função de aquecer o ambiente, o piso quente promove a sensação  de “quentinho” e, portanto, está relacionado aos cômodos mais aconchegantes e íntimos, como os quartos.

Um dos exemplares mais clássicos e famosos de piso quente são os diferentes tipos de pisos de madeira, que são naturalmente associados ao acolhimento. Quando se pensa numa cabine no frio, a imagem que vem à cabeça é que seja feita de madeira, certo?

Outros exemplares também conhecidos são os pisos vinílicos.

Quais os critérios para avaliar a escolha entre pisos frios e quentes?

Os itens anteriores já deram um bom norte para a escolha entre pisos frios e quentes. Agora, vamos detalhar cada um melhor.

Estilo e decoração

Pisos quentes remetem a espaços sofisticados e rústicos, principalmente se a escolha for pela madeira. É um clássico luxuoso e, portanto, difícil de errar. Já os pisos frios são associados com estilos minimalistas e neutros por criarem um apelo clean, especialmente quando se trata de porcelanatos.

Portanto, se a temperatura não for a questão mais importante — já que sistemas de ar condicionado ou de aquecimento podem dar conta —, o melhor é pensar no estilo do ambiente.

O cômodo e suas necessidades

Não é qualquer cômodo que funciona com um assoalho de madeira, certo? Por mais que sejam luxuosos, os pisos amadeirados não são utilizados comumente para áreas molhadas, como o banheiro.

No Brasil não é usual vermos o piso de madeira na cozinha, também, havendo uma preferência geral por pisos frios. Ainda assim, em outros países, como os EUA, pisos quentes não são uma escolha incomum. É possível levar como uma opção nesses cômodos.

Quando falamos de quartos, que são cômodos com propostas de relaxamento, os pisos quentes ganham espaço para serem usados sem culpa. O piso quente costuma harmonizar melhor com a proposta de decoração desses espaços, além de deixarem o ambiente mais acolhedor.

O clima da região

O ponto principal entre pisos frios e quentes, como vimos, é a possibilidade de serem ótimas alternativas dada a temperatura do ambiente.

Para construção de casas de praia, por exemplo, os pisos frios são excelentes escolhas para as áreas de em comum (mas no quarto, pelo aconchego, o piso de madeira acaba sendo uma opção). Se o projeto for para um lugar mais frio, como regiões serranas, os pisos quentes — especialmente os de madeira, que vão favorecer o jeitinho rústico — são ideais.

Como realizar os cuidados de limpeza e manutenção de cada tipo de piso?

Depois de levar em consideração todos esses pontos, o último é a praticidade. Cada piso é limpo de maneira diferente e alguns têm particularidades bem específicas.

Ambos os pisos são fáceis de limpar no dia a dia.

A grande maioria dos pisos frios pode ser lavada e com o uso de um pano úmido com detergente neutro, ficam limpos e mantêm o brilho.

Já o piso quente não precisa de mais que um pano leve umedecido. Há algumas recomendações para manter esses pisos sempre em bom estado:

  • não usar solventes;
  • não usar corantes;
  • não usar materiais abrasivos;
  • usar apenas vassouras e bocal de aspirador macios;
  • secar imediatamente após passar pano;
  • no caso de assoalhos de madeira, deve-se realizar manutenções especiais de acordo com instruções do fabricante.

Além disso, os pisos quentes são antialérgicos e compõem perfeitamente ambientes para pessoas que convivem com rinite ou sinusite. No mais, não há vestígios da instalação por se tratar de apenas uma cola especial.

 

Com todas essas informações, você já sabe a diferença dos pisos e é mais do que capaz de escolher entre pisos frios e quentes para a sua casa! E é bom lembrar que não é obrigatório optar por apenas um, já que pode variar por cômodo sem comprometer a harmonia do ambiente e da decoração.

Agora que escolher o piso ficou fácil, que tal conferir um pouco também sobre rodapés para garantir o melhor acabamento? Confira as informações e saiba harmonizar todos os cantos da sua casa!

Mais lidas

Ver mais
Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra
Inspire-se & Decore 17/05/2023

Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra

Entenda como renovar piso de madeira com algumas sugestões práticas e precisas. Leia o artigo!

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos
Pisos 13/02/2024

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos

A paginação de piso é uma etapa de muita importância em projetos de design e decoração. Veja insight e boas práticas que ajudam a garantir a excelência do planejamento à instalação do revestimento.

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel
Por dentro da Madel 05/02/2024

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel

Evite dores de cabeça e garanta o melhor resultado para sua obra de construção ou reforma. Entenda por que comprar piso na Madel é a melhor escolha para o projeto da sua casa.

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado
Inspire-se & Decore 15/12/2023

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado

Transforme seu espaço com elegância e sofisticação por meio dos versáteis painéis de madeira decorativos.

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa
Inspire-se & Decore 30/10/2023

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa

Existem diferentes tipos de painel de madeira e eles são uma ótima solução para dar mais estilo e personalidade à arquitetura e à decoração dos ambientes. Veja como usá-los na sua casa.

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa
Sem categoria 21/09/2023

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa

Integrar melhor a natureza às construções é uma tendência de arquitetura e decoração que tem impacto direto na saúde e no bem-estar. Entenda o que é o design biofílico e confira dicas para adotá-lo na sua casa.

Porta De Correr De Madeira Para Quarto: Conheça As Opções Da Madel
Dicas & Tendências 26/07/2023

Porta De Correr De Madeira Para Quarto: Conheça As Opções Da Madel

Porta de correr de madeira para quarto lisa, semi-panorâmica ou em vidro fumê são algumas das opções da Madel. Leia o artigo e conheça outras!

Isolamento Acústico Janela De Madeira: Como Melhorar O Conforto Em Sua Casa?
Janelas 21/07/2023

Isolamento Acústico Janela De Madeira: Como Melhorar O Conforto Em Sua Casa?

Melhora na qualidade do sono e conforto térmico são duas das vantagens que o isolamento acústico em janela de madeira traz para sua casa. Veja mais no artigo!

Por Que Optar Por Pisos De Madeira Certificada?
Dicas & Tendências 19/07/2023

Por Que Optar Por Pisos De Madeira Certificada?

Optar por pisos de madeira certificada é uma estratégia inteligente para quem busca atemporalidade no visual da casa e valorização no imóvel. Veja mais!

Conheça Os Benefícios Estéticos E Funcionais Do Forro De Madeira Para Teto
Sem categoria 14/07/2023

Conheça Os Benefícios Estéticos E Funcionais Do Forro De Madeira Para Teto

O forro de madeira para teto traz uma estética natural e sofisticada ao cômodo em que é instalado. Veja outros benefícios de utilizar esse revestimento no artigo!

Qual A Diferença Entre Piso Pronto E Piso Laminado De Madeira?
Dicas & Tendências 12/07/2023

Qual A Diferença Entre Piso Pronto E Piso Laminado De Madeira?

Que tal conhecer a diferença entre piso ponto e piso laminado de madeira? Acompanhe o artigo e entenda porque a opção maciça é sempre a mais indicada!

Saiba Quais São Os Principais Modelos De Portas De Madeira
Dicas & Tendências 07/07/2023

Saiba Quais São Os Principais Modelos De Portas De Madeira

Saiba escolher a porta mais adequada para o seu ambiente. Confira agora alguns modelos de porta de madeira!

O Que Você Precisa Saber Antes De Comprar Assoalho De Madeira?
Dicas & Tendências 05/07/2023

O Que Você Precisa Saber Antes De Comprar Assoalho De Madeira?

Neste artigo você irá entender mais sobre os tipos de assoalho de madeira, instalação e conservação. Acompanhe!

@ 2024 Madel CNPJ: 57.314.288/0001-96 - Todos os Direitos Reservados - Imagens meramente ilustrativas Mapa do site
Criação e Desenvolvimento

Utilizamos cokies para ajudar a melhorar nossos serviços, fazer ofertas pessoais e aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade